CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Objetivo
Meu objetivo ao produzir este material, é ir um pouco além da realização de um fichamento sobre determinada obra. Busco acima de tudo compartilhar minhas impressões e meu entendimento a respeito da mesma, oportunizando aos visitantes desta página, opinarem a respeito.
À estes, peço encarecidamente, por favor, não deixem de tecer suas considerações. A razão maior desta pretenciosa iniciativa é conquistar o entendimento, e não somente obter informações.
Para facilitar esta odisseia literária, seguirei de forma fidedigna a estrutura do livro, mantendo abaixo os links de cada "Estação" visitada.
Espero não ficar sozinho neste passeio, desde já agradeço aqueles que me acompanharem.
Muito Obrigado!
SUMÁRIO
Parte 1. AS DIMENSÕES DA LEITURA
1.1. A leitura
Página 25 - 26 - 1.1.1. Arte e atividade (Questões 1 à 4)
Página 26 - 28 - 1.1.2. Leitura ativa (Questões 5 à 13)
Página 28 - 31 - 1.1.3. Objetivos da leitura - ler p/ se informar e ler p/ entender - Parte 1 de 2 (Questões 14 à 19)
Página 31 - 32 - 1.1.4. Objetivos da leitura - ler p/ se informar e ler p/ entender - Parte 2 de 2 (Questão 20)
Página 32 - 33 - 1.1.5. Leitura é aprendizado - difer. entre ensino e descoberta - Parte 1 de 3 (Questões 21 à 27)
Página 33 - 35 - 1.1.6. Leitura é aprendizado - difer. entre ensino e descoberta - Parte 2 de 3 (Questões 28 à 31)
Página 35 - 1.1.7. Leitura é aprendizado - difer. entre ensino e descoberta - Parte 3 de 3 (Questões 32)
Página 35 - 36 - 1.1.8. Professores presentes e ausentes (Questões 33 à 36)
1.2. Os níveis de leitura
Página 37 - 38 - 1.2.1. Os níveis de leitura - Parte 1 de 4 (Questões 37 à 42)
Página 38 - 39 - 1.2.2. Os níveis de leitura - Parte 2 de 4 (Questões 43 à 48)
Página 39 - 40 - 1.2.3. Os níveis de leitura - Parte 3 de 4 (Questões 49 à 55)
Página 40 - 1.2.4. Os níveis de leitura - Parte 4 de 4 (Questões 56 à 58)
1.3. A leitura elementar
Página 43 - 44 - 1.3.1. Os estágios na alfabetização - Parte 1 de 2 (Questões 59 à 67)
DICIONÁRIO / PERSONALIDADES:
Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.