Textos


AS DIMENSÕES DA LEITURA
Os níveis de leitura
Parte 2 de 4 ...................................................................................... Página 38 - 39

43) Legal MC, acho que estou conseguindo entender a relação entre os níveis e a importância de nos esforçamos em buscar o entendimento de cada um deles. E quanto ao segundo nível de leitura, que conforme você disse, é a leitura inspecional, certo? Por favor, podes nos falar mais à respeito?
Resp.: Você está certo leitor, o Segundo Nível corresponde a Leitura Inspecional ou Pré- Leitura, como veremos mais adiante.  A característica principal deste nível de leitura tem estreita relação com o fator tempo, no sentido cronológico da palavra. 
(Página 38, 5º Parágrafo, Linhas 1 - 4)

44) Como assim MC? Você está querendo dizer que precisamos ter tempo para a leitura no segundo nível?
Resp.: "Sim" e "Não", querido leitor. Sim! nós precisamos e fazemos uso do tempo para a leitura de um livro. Porém, imagine que você esteja em uma livraria, ou num sebo, ou ainda, em uma biblioteca, procurando um livro sobre um tema específico da qual deseja buscar maior entendimento. Não! Você não dispõe de tempo fazer uma leitura ativa em todos os volumes que encontrar a respeito do tema desejado. Tais condições lhe impõe a necessidade de definir um tempo para leitura inspecional  em cada um dos livros, que poderá ser de quinze minutos ou menos, e extrair o máximo possível do livro neste curto período de leitura. 
(Página 39, 1º Parágrafo, Linhas 1 - 3)

45) Neste caso o leitor então deve folhear os livros e fazer uma leitura antecipada do livro. É isso MC?
Resp.: Você chegou perto leitor, é quase isso. Porém, não se trata de simplesmente folhear o livro de forma aleatória, mas sim, de forma sistemática. Equivale à uma pré-leitura do livro. 
(Página 39, 2º Parágrafo, Linhas 1 - 3)

46) Entendi MC,  fazer uma espécie de leitura superficial?
Resp.: Exatamente leitor, e nesta leitura buscar o máximo de informações que a superfície pode fornecer. 
(Página 39, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 3)

47) MC qual é a pergunta que deve ser feita pelo leitor neste nível de leitura?
Resp.: Fico feliz que tenhas feito este questionamento. Enquanto que a pergunta no primeiro nível de leitura é: "O que diz a frase?" No segundo nível a pergunta a ser feita pelo leitor deverá ser: "O livro é sobre o quê?" ou "Qual a estrutura do livro?", ou ainda, "Em quais partes o livro é dividido?
(Página 39, 4º Parágrafo, Linhas 1 - 3)

48) Além das já citadas, há outras perguntas que deverão ser feitas neste nível de leitura?
Resp.: Sim, porém é uma pergunta direcionada ao leitor, ou seja, com base nas informações obtidas, ao finalizar a leitura inspecional o leitor deverá ser capaz de responder que tipo de livro tem em suas mãos - É um livro de romance, história ou ciência? 
(Página 39, 5º Parágrafo, Linhas 1 - 3)


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES: 
 


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 23/09/2021
Alterado em 01/11/2021


Comentários