Textos


AS DIMENSÕES DA LEITURA
Os níveis de leitura
Parte 4 de 4 ............................................................................................ Página 40

 
56) Finalmente, chegamos ao Quarto Nível de Leitura, conhecido como Leitura Sintópica. Provalmente é o mais complexo, considerando o que aprendemos a respeito dos níveis inferiores. Estou certo MC?
Resp.: Está sim, trata-se realmente de um nível mais complexo, e também, mais sistemático, que irá exigir mais do leitor. 
(Página 40, 3º Parágrafo, Linha 1 - 3)

57) MC, ontem estive na livraria e aproveitei para tentar colocar em prática o que você nos ensinou até o momento.  Em um dos livros que separei, o autor denominou o Quarto Nível como Nível de Leitura Comparativa. O que você têm a dizer a respeito disso?
Resp.: Antes quero manifestar minha alegria, por saber que você leitor, está praticando os níveis de letitura, é assim que se faz, parabéns. Quanto a sua pergunta, a resposta é "SIM", o Quarto Nível de Leitura é denominado por alguns autores como sendo uma leitura comparativa. Isso porque trata-se da leitura de vários livros simultaneamente, organizados pelo tema (assunto) objeto da leitura, na qual o leitor irá comparar e analisar os conteúdos. Isto poderá resultar em novas considerações por parte do leitor, que não se encontrará em nenhuma das literaturas utilizadas na pesquisa. Tudo isto logicamente torna a Leitura Sintópica muito mais complexa e trabalhosa, quando comparada com os níveis de leituras que à precedem. 
(Página 40, 4º Parágrafo, Linha 1 - 7)

 

58) Obrigado pelo incentivo MC, confesso que tenho muitas dificuldades de memorização, porém, na medida que vou exercitando os níveis de leituras, tenho a impressão que, aos poucos, vai se tornando mais fácil. Penso que o esforço esteja valendo a pena, e será recompensador.
Resp.: Não tenha dúvidas disso querido leitor, quanto mais você praticar os níveis de leitura, maior será seu domínio das técnicas em cada um deles, consequentemente, mais facilidade terás. Proporcionalmente, maiores serão os benefícios que irás usufruir deste esforço. Meu desejo é que perseveres nesta "missão' e compartilhe o aprendizado, para que um número cada vez maior de leitores possam aderir e tirar proveito destes quatro níveis de leitura. 
(Página 40, 5º Parágrafo, Linha 1 - 4)


RESUMO

E assim, encerramos mais uma etapa da leitura desta obra, etapa esta que nos proporcionou uma visão superficial, porém, reveladora dos quatro níveis de leitura, dos quais iremos nos aprofundar nos questionamentos seguintes.

Importante frisar a metodologia proporcionada pelo MC, que sabiamente nos conduz de forma gradual e até natural ao aprendizado. Temos neste momento uma ideia, uma noção do que seja cada um dos quatros níveis de leituras. Esses conhecimentos iniciais são o nosso passaporte para a busca do aprofundamento nos temas (assuntos) objetos de nosso estudo.

Espero que aqueles que nos acompanham, estejam gostando e conseguindo tirar proveito desta viagem ao mundo da leitura. Por favor, continue conosco, e se possível, compartilhem este projeto. 

A todos minha sincera gratidão, e um grande abraço! 

 


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES: 
 


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 30/10/2021
Alterado em 01/11/2021


Comentários