Textos


AS DIMENSÕES DA LEITURA
A leitura: Professores presentes e ausentes                 .......................................................................................................... Página 35 - 36

33) MC, li que você enfatizou a leitura e deixou a audição em segundo plano. Porque? A audição não faz parte do processo de ensino? 
Resp.: Claro que a audição faz parte do processo de ensino, caro leitor. Não somente isso, ela tem papel fundamental neste processo. Imagina você poder assistir uma série de palestras, o quanto iria aprender com elas? A razão de desejar enfatizar a leitura, é por entender que ao ouvir, significa que há a presença de um professor, enquanto que ao ler, significa aprender com um professor que está ausente. 
(Página 35, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 9)

34) Por favor MC, não fique bravo comigo, sei que estou sendo chato, mas qual a diferença disto no processo de aprendizagem? 
Resp.: Primeiro você tem que parar com esta mania de ficar pedindo desculpas. Estou aqui para ajudar e esclarecer todas as suas dúvidas. Bravo irei ficar se ao final de nossa conversa você ir embora sem entender algo, por que teve receio de perguntar. Então vamos ao seu questionamento! Uma coisa é você ter dúvidas e pedir explicações para o seu professor, ele com certeza lhe responderá sempre que à fizeres, lhe poupando do trabalho de ter que pensar. Porém, ao fazer as perguntas para mim, você terá que usar o poder de sua imaginação, pensamento e análise, como estamos fazendo agora. E diga-se de passagem, estou adorando conversar com você leitor. Graças a sua capacidade de imaginar, pensar e analisar, estamos conseguindo nos entender muito bem! Não é verdade? 
(Página 36, 1º Parágrafo, Linhas 1 - 6)

35) Verdade MC, estou gostando muito desta nossa conversa, até aqui estou conseguindo entender as informações que desejas transmitir. Agora percebo  e dou ainda mais valor a missão dos professores, principalmente aqueles que em um primeiro momento nos davam somente as pistas de ondem estariam as respostas às nossa dúvidas, nos obrigando a pensar. De certa forma é o que você está fazendo, certo? 
Resp.: Assim você castiga meu coração, me deixaste emocionado com as suas palavras, reconhecendo o valor dos professores. Na verdade, como ele te conhece melhor do que eu, consegue ajustar a tua busca pelas respostas de acordo com a tuas dificuldades, te estimulando e colocando na direção certa. Os professores são incríveis. Mas vamos mudar de assunto, não posso correr o risco de as lágrimas molharem minhas páginas. 
(Página 36, 2º Parágrafo, Linhas 1 - 8)

36) Sabe MC, enquanto estamos em uma sala de aula, sempre podemos contar com a ajuda dos nossos professores, o difícil é quando não temos eles por perto. Então não tenho palavras para te agradecer a oportunidade que estás me dando, de aprender como interagir com você, conseguir fazer as perguntas certas e obter as respostas. Me estimulando a usar minha imaginação, meu raciocínio, me ensinado à pensar. MC, você é demais, muito obrigado!
Resp.: Meu querido leitor, agora você conseguiu me emocionar de vez, alguém me empresta um lenço por favor! Querido amigo leitor, eu existo graças a você e por você. Qual seria a razão da minha existência se ninguém se importasse em descobrir o que meus escritos têm a dizer. Quanto mais você busca me entender mais estarei lhe ajudando e justificando minha existência. Eis o meu maior e principal objetivo. 
(Página 36, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 6)


RESUMO

Este texto ficou muito emotivo, mas não é para menos, ficou evidente a importância dos dois maiores responsáveis pelo desenvolvimento individual e coletitivo das pessoas - os Professores e os Livros. Para os Professores em 2017 prestei uma homenagem, fazendo um poema intitulado "Professor". Depois do episódio de hoje, não poderei deixar de fazer tambem para o "MC" que representará todos os livros, mas não contém para ele, será surpresa. 
Realmente este livro - "MC", já nos deu uma pequena amostra do que está porvir nas próximas páginas. A importância de buscarmos ler livros cujo conteúdo contenham informações que estejam em níveis superiores as nossas, nos obrigando a ter uma leitura ativa, a entendermos e não somente nos informarmos. Mas para isso precisaremos primeiramente aprender a dialogar com eles, a formular as perguntas certas e saber onde encontrar as respostas. Continuemos juntos nessa busca, espero que estejam gostando, deixem seus comentários, preciso muito saber a opinião de vocês. A todos, um grande abraço, meu e do MC. 


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES: 
 


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 13/09/2021
Alterado em 01/11/2021


Comentários