Textos


AS DIMENSÕES DA LEITURA
A leitura: Leitura é aprendizado: a diferença entre ensino e descoberta                 

Parte 1 de 3 .................................................................................... Página 32 - 33

21) MC, como definir o aprendizando? Ele pode ser classificado?
Resp.: Podem sim! Dividimos o processo de aprendizagem em dois tipos distintos: Aprender e Entender, que são respectivamente - obter informações e entender aquilo que não se entendia antes, apesar de configurarem um processo de aprendizagem, devem ser diferenciados.
(Página 32, 2º Parágrafo, Linhas 1 - 3)

Para que não ocorra o erro de achar que ler muito e ler bem são as mesmas coisas, devemos contemplar a distinção entre tipos de aprendizado. Essa distinção exerce grande influência na arte de ler e na relação com a educação em geral. (Página 33, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 3)

22) Qual a diferença entre informar e esclarecer?
Resp.: Já falamos sobre isso, mas vamos lá novamente. Informar-se é simplesmente saber que algo é um fato. Esclarecer-se é saber, além de que algo é um fato, do que se trata esse fato, por que ele é assim, quais as conexões que possui com outros fatos, em quais aspectos são iguais, em quais aspectos são diferentes etc. 
(Página 32, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 4)

Essa distinção é similar à diferença entre ser capaz de se lembrar de algo e ser capaz de explicar algo. Se você é capaz de se lembrar o que o autor escreveu, você aprendeu alguma coisa com a leitura. Se o que ele escreveu é verdade você terá aprendido alguma coisa sobre o mundo. Contudo não importa se o que aprendeu é um fato sobre o livro ou um fato sobre o mundo - você aprendeu apenas informações, caso tenha exercitado apenas sua memória. Você não foi esclarecido. O esclarecimento só ocorre quando, além de saber o que o autor (Página 32, 4º Parágrafo, Linhas 1 - 7)

escreveu, você também sabe o que ele quis dizer com o que escreveu e por que escreveu o que escreveu. (Página 33, Linhas 1 - 2)

23) MC, o que é "ignorância abecedariana", segundo Montaigne(*1)?
Resp.: Montaigne
 falava de uma "ignorância abecedariana" que precede o conhecimento. É a ignorância do analfabeto, isto é, do sujeito incapaz de ler. (Página 33, 2º Parágrafo, Linhas 1 - 3)

24) O que é "ignorância doutoral", segundo Montaigne?
Resp.: Conforme Montaigne, "ignorância doutoral" que segue ao conhecimento, é a do sujeito que leu muitos livros, mas leu de maneira incorreta. 
(Página 33, 2º Parágrafo, Linhas 3 - 4)

25) O que Alexander Pope(*2) quis dizer com as expressões "livrescos estúpidos" e "literatos ignorantes"?
Resp.: O que ele disse, possui o mesmo sentido de "ignorância doutoral" de Montaigne, ou seja, ele está se referindo aos ignorantes alfabetizados, pessoas que leram muito, mas leram mal. 
(Página 33, 2º Parágrafo, Linhas 4 - 6)

26) MC, o que é sofomania(*3)?
Resp.: Esta expressão é antiga, É o nome dado pelos gregos, ao que eles entendiam ser a mistura de aprendizado e estupidez, e que, pode ser aplicado aos literatos ignorantes de todas as eras. 
(Página 33, 2º Parágrafo, Linhas 6 - 8)

27) Qual a diferença entre ensinar e descobrir?
Resp.: Na história da educação, encontramos frequentemente a distinção entre ensinar e descobrir. O ensino ocorre quando uma pessoa instrui outra oralmente ou por escrito. No entanto, é possível adquirirmos conhecimento sem sermos ensinados. Se não fosse assim, se todo professor tivesse de ser previamente ensinado em tudo o que posteriormente ensina, não haveria aquisição de conhecimento. Por conseguinte, tem de haver a descoberta, ou seja, tem de haver um processo no qual se aprenda por pesquisas, investigações, reflexões, sem ajuda de ninguém. 
(Página 33, 4º Parágrafo, Linhas 1 - 8)


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES:
(*1) Montaigne

(*2) Alexander Pope
(*3) Sofomania


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 11/09/2021
Alterado em 01/11/2021


Comentários