Textos


AS DIMENSÕES DA LEITURA
A leitura: arte e atividade ............................................................... 
Página 25 - 26
 

Uma das melhores técnicas utilizadas na busca do entendimento sobre conteúdo de um livro, é fazer perguntas à ele. Como iremos ter esta conversa direta, resolvi apelidar o nosso amigo e professor, vou chamá-lo de "MC" - "M" de Mortimer e "C" de Charles,  Então, sem mais delongas, vamos aos questionamentos.

1) MC, a quem você se destina? Qual o público alvo dos seus pais (autores) - Mortimer J. Adler(*1) e Charles Van Doren(*2)?
Resp.: Eu me destino à todos aqueles que buscam não somente informações, mas também desejam entender aquilo que leem.
(Página 25, 1º Parágrafo, Linhas 1 - 4)

2) Qual a sua opinião em relação ao hábito da leitura nos dias atuais?
Resp.: Percebo que muitas pessoas, com o advento dos novos meios de comunicações(*3), acreditam que a leitura, ou seja, o uso da escrita, perde a importância, deixando de ser tão necessária. (Página 25, 3º Parágrafo)

3) Que relação podemos fazer entre conhecimento e entendimento?
Resp.: Primeiramente vocês precisam verificar qual o efeito produzido pela facilidade de acesso as informações. Para isso, busquem saber se esta facilidade promove aumento do conhecimento sobre o mundo, e se este conhecimento evolui para o entendimento. Defendo a ideia de que o excesso de informações tendem a comprometer a capacidade de entendimento.
 (Página 25, 4º Parágrafo)

4) Não entendi sua crítica em relação ao empacotamento das ideias e das opiniões de intelectuais. Porque você diz que comprometem a capacidade das pessoas de desenvolverem e formarem suas próprias ideias e opiniões?
Resp.: Tenho a impressão de que o empacotamento das ideias desistemulam os pensamentos, tornando-os desnecessários. Quando vocês são demasiadamente expostos às opiniões de intelectuais, que usam e abusam da retórica, muitas vezes utilizando-se de indicadores, o que buscam na verdade é reduzir os seus esforços congnitivos, esforços estes que definem os "formadores de opinião".
 (Página 26, 1º Parágrafo) 


RESUMO
 

Seria um total desleixo de minha parte, deixar de destacar a contemporaneidade e imensurável importância da leitura deste livro. Não se trata tão somente de aprender a ler, como o título sugere, vai muito além disso. Neste episódio ficou notório o risco que oferece a crescente quantidade de informações que chegam até nós atualmente, impossibilitando-nos de aprofundarmos em relação ao seu conteúdo, seja para verificar a veracidade das mesmas, seja para entender o que realmente ela está desejando nos comunicar. Nos próximos textos veremos que conhecer é diferente de entender. O mal maior que isto causa, é o surgimento de uma sociedade totalmente doutrinável, que aceita tudo sem questionar, porque afinal de contas o pacote de ideias foi produzido por intelectuais, entendedores do assunto. Ou serão, pseudos-entendedores(*4)? O MC (livro) irá nos responder esta e muitas outras questões.


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES:
(*4) Pseudos-entendedores - Falsos entendedores
(*2) Charles Van Doren
(*1) Mortimer J. Adler


(*3) Importante ressalvar que a tradução deste livro, feita em 2010, tomou como referência a 3ª Edição do original de 1972, portanto, muito antes do surgimento da internet. 


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 07/09/2021
Alterado em 01/11/2021


Comentários