Textos


AS DIMENSÕES DA LEITURA
A leitura: Os objetivos da leitura: ler para se informar e ler para entender
Parte 1 de 2 ..................................................................................... 
Página 28 - 31

14) MC, em que consiste o livro?
Resp.: O livro consiste em palavras escritas por alguém cujo objetivo é comunicar algo a você.
(Página 28, 4º Parágrafo, Linhas 2 - 3)

15) Como podemos qualificar o sucesso na leitura?
Resp.: O sucesso na leitura será diretamente proporcional àquilo que o leitor aprendeu do que o autor quis lhe transmitir. 
(Página 28, 4º Parágrafo, Linhas 3 - 4)

16) MC, quais as relações possíveis entre os livros e a mente do leitor?
Resp.: Basicamente são duas as relações possíveis: 
Primeira - À medida que lê ou o leitor poderá entender perfeitamente tudo o que o autor tem a dizer, ou não. Se entender, talvez tenha absorvido apenas informações, mas não necessariamente tenha progredido em entendimento. Agora, se o livro for perfeitamente intelegível, então o leitor e o autor são como mentes fabricadas a partir do mesmo molde, ou para ser mais romântico, são almas gêmeas. Os símbolos impressos nas páginas seriam meras expressões do entendimento que já lhes era comum antes mesmo de se conhecerem. 
(Página 29, 1º Parágrafo, Linhas 1 - 7)

Segunda - Mas poderá acontecer de o leitor não entender o livro perfeitamente, ou entender somente o suficiente para saber que não entendeu tudo. No entanto, o leitor sabe que o livro tem mais a lhe dizer, e contém algo que pode aumentar seu entendimento. (Página 29, 2º Parágrafo, Linhas 1 - 5)

O que fazer? O leitor pode entregar o livro a outra pessoa, na esperança que ela possa ler melhor que ele, mostrando a ela(*1) os trechos que incomodam. Ou ainda o leitor pode decidir que os trechos que estão além da sua capacidade de compreensão não são realmente importantes. Nos dois casos, o leitor não está lendo da maneira exigida pelo livro. (grifos nosso) (Página 29, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 6)

Neste caso, a  solução é uma só. Sem nenhuma ajuda externa, o leitor tem de se dedicar melhor ao livro. Contando somente com o poder de sua mente, terá de operar os símbolos que estão diante dele a fim de elevar-se do estado de entendimento inferior (do leitor) ao estado de entendimento superior (do livro) À essa elevação, denominamos de leitura criteriosa(*2)(Página 29, 4º Parágrafo, Linhas 1 - 5)

17) MC, o que é a leitura ativa?
Resp.: É o processo por meio do qual a mente se eleva por conta própria, isto é, sem mais nada com o que operar a não ser os símbolos contidos no livro a mente deixa de entender menos e passa a entender mais. 
(Página 29, 5º Parágrafo, Linhas 1 - 5)

18) Qual a diferença entre ler para se informar e ler para entender?
Resp.: Ler para se informar - é o mais comum. É o que ocorre quando você lê jornais, revistas, ou qualquer coisa que lhe seja imediatamente intelegível, de acordo com sua capacidade e talento. Essas leituras aumentam o seu estoque de informações, mas são incapazes de aumentar o seu entendimento, já que este permanece inalterado. Caso contrário, terias sentido certa inquietação, certa perplexidade, pelo contato com algo que está cima de sua capacidade de compreensão. 
(Página 30, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 7)

Ler para entender - é aquele em que você tenta ler algo que em princípio não entende completamente. A coisa a ser lida é melhor ou maior que o você. O autor está comunicando algo que poderá aumentar o seu entendimento. Tal comunicação entre desiguais tem de ser algo possível, sob pena de ninguém nunca aprender nada com ninguém, seja oralmente, seja por escrito. Quando dizemos "aprender", referimo-nos ao processo de entender mais, e não ao processo de lembrar mais informações do mesmo grau de inteligibilidade das demais informações que você já possui. (Página 30, 4º Parágrafo, Linhas 1 - 8)

[...] Suponha que você esteja lendo um livro de história cujo objetivo não seja apenas fornecer mais fatos, mas que procure lhe dar um entendimento novo e, quem sabe, revelador, sobre todos os fatos que o você já conhece. Suponha que este livro disponha de um entendimento superior em relação aquele que você possuía antes de começar a lê-lo. Se você conseguir absorver esse entendimento superior, então terá lido para entender. (Página 31, Linhas 1 - 6)

19) Mas MC, quais são as condições para que o tipo de leitura "ler para entender" aconteça?
Resp.: Há duas condições:
Primeira - Deve haver uma desigualdade inicial de entendimento.O autor deve ser "superior" à você em entendimento, no sentido de que seu livro deve ser capaz de transmitir de forma legível os insights que supostamente lhe faltam.
Segundo - Você deve ser capaz de superar parcial ou totalmente a desigualdade - quase nunca totalmente, mas sempre se aproximando da igualdade com o autor. Quanto mais próximo estiver da igualdade, tanto mais clara será a comunicação entre ambos. 
(Página 31, 2º Parágrafo, Linhas 1 - 8)


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES:
 


(*1) "Ela" pode ser uma pessoa viva ou outro livro.
(*2) É aquela que permite ao leitor evoluir de um estado de entendimento inferior ao estado de entendimento superior.


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 09/09/2021
Alterado em 01/11/2021


Comentários