Textos


AS DIMENSÕES DA LEITURA
A leitura: Os objetivos da leitura: ler para se informar e ler para entender
Parte 2 de 2 ...................................................................................... 
Página 31 - 32

20) MC, Além de ler para se informar e ler para entender, existe outro objetivo para leitura?
Resp.: Sim! Trata-se de ler para se divertir. 
(Página 31, 4º Parágrafo, Linhas 1 - 2)
É uma leitura menos exigente, que exige menos esforço. Não há regras para ela. Qualquer pessoa que seja alfabetizada sabe como ler para se divertir. (Página 32, Linhas 1 - 3)
Em verdade, todo livro que pode ser lido para entendimento ou informação provavelmente também poderá ser lido para entretendimento, da mesma maneira que um livro que seja capaz de melhorar seu entendimento também é capaz de ser lido apenas para extrair-lhe as informações que contém. Porém, tome cuidado, inverso não é verdadeiro: não é verdade que todo livro que possa ser lido para entretenimento também pode ser lido para entendimento. (Página 32, 1º Parágrafo, Linhas 1 - 6)


RESUMO

Não há dúvidas de que o livro são palavras escritas na qual o autor tem como objetivo comunicar algo aos seus leitores. Neste sentido, quanto maior o nível de compreensão do leitor, maior o sucesso da leitura. Significa dizer que o leitor poderá ter absorvido considerável parte das informações, porém não ter entendido a mensagem do autor. Quando o leitor têm consciência disso, ou seja, de que há informações no livro que poderá ajudá-lo a entender mais sobre determinado assunto, o leitor poderá pedir ajuda a outra pessoa, um professor por exemplo ou buscar  as respostas em outros livros. Porém, quando agir de uma destas maneiras ou das duas, não estará lendo da maneira exigida do livro, precisará se elevar ao nível do autor, através de uma leitura criteriosa. Este tipo de leitura denomina-se de leitura ativa, na qual o leitor busca ir além das informações que os símbolos (palavras) transmitem, ele busca se elevar, ou seja, entender o sentido das palavras. Para que isso ocorra, deverá haver uma desigualdade no nível de entendimento do autor em relação ao leitor, estando o primeiro em um estágio superior e o outro em um estágio inferior. Quanto o leitor consegue se elevar ao mesmo nível do autor, quando ficam em condições de igualdade, é sinal que o leitor exerceu uma leitura ativa.


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES:
 


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 09/09/2021
Alterado em 01/11/2021


Comentários