Textos


AS DIMENSÕES DA LEITURA
Os níveis de leitura
Parte 1 de 4 ..................................................................................... Página 37 - 38


37) MC, você nos falou sobre a eficiência na leitura, sobre a leitura ativa, sobre a importância de ler livros difíceis, que exigem mais esforço do leitor, e que isso ajuda a promover a elevação da mente de um estado de entendimento inferior para um estado de entendimento superior. Nos falou também sobre o ensino com auxílio e sem o auxílio do professor, enfim. Dias atrás, em uma conversa entre amigos sobre esta questão da importância da leitura, um deles comentou sobre os níveis da leitura. Você poderia falar algo a respeito disso? 
Resp.: Com certeza leitor, aliás este é um tema muito oportuno e está em sintonia com a linha de pensamento que estamos traçando. Primeira coisa que você precisa saber é que existem quatro níveis de leitura. 
(Página 37, 2º Parágrafo, Linhas 1 - 4)

38) Não querendo te interromper MC, mas já interrompendo. Porque você chama de níveis ao invés de tipos de leitura? 
Resp.: Ótima pergunta leitor. Nós os chamamos de "níveis" em vez de "tipos", por que "tipos", estritamente falando, diferencia uns dos outros, enquanto que "níveis" sugerem que os superiores absorvam os inferiores sem anulá-los. Significa dizer que as mudanças de níveis ocorrem de forma cumulativa. O quarto nível de leitura contém nele, de forma fundamental e necessária, todos os demais níveis inferiores. 
(Página 37, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 6)

39) Cada nível recebe um nome? Como são denominados os níveis de leitura?
Resp.: Sim! Cada nível têm uma denominação própria, até por que possuem características que os diferenciam um do outro. O primeiro nível, é o de Leitura Elementar, também conhecido como leitura rudimentar, leitura básica, ou ainda, leitura inicial.
(Página 37, 4º Parágrafo, Linhas 1 - 4)

O segundo nível, de Leitura Inspecional. (Página 38, 5º Parágrafo, Linha 1)

O terceiro nível, de Leitura analítica. (Página 39, 7º Parágrafo, Linha 1)

E finalmente o quarto nível, de leitura sintópica(Página 40, 3º Parágrafo, Linha 1)

40) MC você identificou os níveis de leitura, poderias por gentileza, nos dar mais informações sobre cada um deles?
Resp.: Certamente! Vamos lá!
O Primeiro Nível, como comentei, é conhecido por mais de uma denominação - Elementar, Rudimentar, Básico ou Inicial. Porém todos convergem para o  mesmo sentido, ou seja, que a pessoa saiu da condição de analfabeta, passando a ser alfabetizada. 
(Página 37, 4º Parágrafo, Linhas 1 - 4)

Significa que a pessoa domina o nível básico de leitura, a leitura elementar aprendida durante os primeiros contatos com o alfabeto, na educação infantil. (Página 38, Linhas 1 - 4)

As crianças começam a encontrar sentido naqueles amontoados de símbolos alinhados lado à lado. (Página 38, 1º Parágrafo, Linhas 1 - 2)

41) Foi o que você quis dizer ao usar como exemplo a frase: "O gato sentou no chapéu"?
Resp.: Exatamente leitor! Em relação a esta frase, as crianças não devem se preocupar se o gato realmente sentou no chapéu, por que ele sentou, qual era o tipo ou a cor do chapéu, se o gato gosta ou não do chapéu, etc... 
(Página 38, 1º Parágrafo, Linhas 5 - 7)

A pergunta que o leitor elementar deve fazer diante desta ordenação de símbolos à sua frente é: "O que diz a frase?". Simples assim! Sabendo que a leitura deverá ser decodificada a partir do símbolo da esquerda em direção aos símbolos subsequentes localizados a  direita, entendendo a razão e o efeito dos espaços entre os conjuntos de símbolos, e ao final, aprender o significado do conjunto como um todo, ou seja, a frase. (Página 38, 2º Parágrafo, Linhas 1 - 3)

42) MC, qual importância do leitor ter o domínio completo deste nível de leitura, já que ele é básico e elementar?
Resp.: Se você prestou atenção no que foi dito anteriormente, deve lembrar que entre os quatros níveis de leitura existentes, os superiores não anulam os inferiores, e sim, absorvem os mesmos. Podemos então, partindo deste raciocínio, entender que os níveis inferiores devem preservar sua substância, sua integridade,  formando a base de sustentação aos níveis superiores. Um nível frágil irá fragilizar todos os níveis acima dele. 
(Página 38, 3º Parágrafo, Linhas 1 - 7)


RETORNAR AO SUMÁRIO


DICIONÁRIO / PERSONALIDADES: 
 


Fonte:
ADLER, J. Mortimer; DOREN, Van Charles. Como ler livros: O guia clássico para a leitura inteligente. 3. Ed. São Paulo: É Realizações, 1972.

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 20/09/2021
Alterado em 01/11/2021


Comentários