PERDOAR
- PADRE RARDEN PEDROSA -
Recortes do texto
Inicie a leitura dos recortes deste livro por: AQUI!
4 O SACRAMENTO DO PERDÃO
4.2 - O Ministro do Perdão
O Povo de Deus é reunido antes de mais nada pela palavra de Deus vivo, que é justíssimo esperar receber da boca dos sacerdotes.
A pregação sacerdotal, não raro dificílima nas circunstâncias hodiernas do mundo, se deseja mover mais convenientemente as almas dos ouvintes, não deve limitar-se a expor de modo geral e abstrato a palavra de Deus, mas sim aplicar às circunstâncias concretas da vida a verdade perene do Evangelho.
Mediante os gestos e as palavras sacramentais, os sacerdotes tornam visível sobretudo o amor de Deus, que em Cristo se revelou plenamente.
O mundo contemporâneo continua a apresentar as contradições oportunamente evidenciadas pelos Padres do Concílio Vaticano II (GS 4-10): vemos uma humanidade que gostaria de ser autossuficiente, onde não poucos se julgam capazes de renunciar a Deus para viver bem; no entanto, quantos parecem tristemente condenados a enfrentar dramáticas situações de vazio existencial, quanta violência ainda existe na terra, quanta solidão pesa na alma do homem da era da comunicação!
O compromisso do sacerdote e do confessor é, principalmente, este: levar cada um a viver a experiência do amor de Cristo por ele, encontrando-o no caminho da própria vida como Paulo O encontrou no caminho de Damasco.
À Virgem Maria, Mãe de misericórdia, suplico que sustente o ministério dos sacerdotes confessores e ajude todas a comunidades cristãs a compreenderem cada vez mais o valor e a importância do sacramento da Penitência para o crescimento espiritual de cada um dos fiéis.
Os sacramentos são a vida pulsante da Igreja, o meio pelo qual a graça de Deus é derramada de forma contínua e universal.
A partir dessa visão, cada celebração sacramental é um encontro vivo com Cristo, que pela ação do Espírito Santo nos transforma, nos santifica e nos convida a participar da comunhão eterna com o Pai.
Referências Bíblicas:
(Ef 2,4)
ÍNDICE 287(Cap.2)
(Gl 2,20)
ÍNDICE 412(Cap.2)
(Jo 3,16)
ÍNDICE 602(Cap.3)
(1Jo 4,16)
ÍNDICE 624(Cap.4)
(Lc 5,20.31-32; 15,2)
ÍNDICE 745(Cap.5); 755(Cap.15)
(Mc 16,15)
ÍNDICE 812(Cap.16)
(Rm 10,17)
ÍNDICE 996(Cap.10)
Obras de referência no site: