Textos

PERDOAR1748311.jpg

 - PADRE RARDEN PEDROSA -

 

1 CRIADOS PARA PERDOAR

1.3 - Imagem e semelhança do Criador

 

 

 

Orígenes descreve que o ser humano tem, em seu coração, a imagem de Deus impressa desde a criação, mas a semelhança com Deus é uma tarefa contínua.

 

Assim, o conceito de imago Dei (imagem de Deus) indica que somos chamados a participar da natureza divina.

 

Na visão de Santo Irineu, enquanto a "imagem" é o modelo dado por Deus em Cristo, a "semelhança" é um processo que envolve esforço humano e a Graça de Deus. 

 

A imagem é a proposta, e a semelhança é o caminho.

 

Assim, o projeto de Deus para a pessoa humana é que, em Cristo, todos possam refletir a presença de Deus, participar da natureza divina e avançar na missão de atualizar e manifestar a bondade do Criador na criação.

 

A encarnação de Cristo revela esse profundo mistério, pois em Jesus, Deus não é apenas o Criador que dá origem à vida, mas também assume a condição de criatura, sendo, ao mesmo tempo, Aquele que cria e Aquele que se insere na criação, por meio da encarnação do Verbo.

 

Assim como Deus nos criou a partir do nada e nos guia em nossa jornada de desenvolvimento e aperfeiçoamento, somos chamados a oferecer perdão ao outro como um gesto de amor criador.

 

Deste modo, como criaturas formadas às imagem e semelhança de Deus, somos chamados a viver e a manifestar essa identidade em cada aspecto de nossa existência, e o perdão é uma expressão central desse chamado, isto é, fomos criados do nada para perdoar, e assim, trazer à nós e ao outro o dom da misericórdia, onde muitas vezes pode não ter nada.

 

Ao perdoar, renovamos a nossa relação com o próximo, com Deus e conosco.

 

Referências Bíblicas:

(Br 3,38)

ÍNDICE 65(Cap.3)

 

(Cl 1,15)

ÍNDICE 69(Cap.1)

 

(Ef 1,9)

 

(Ef 2,18)

 

(Ex 33,11)

 

(Jo 1,1-5)

 

(Jo 15,14-15)

 

(Mt 6,25-34)

 

(2Pd 1,4)

 

(1Tm 1,17)

 

Obras de referência no site:

https://angeluseditora.com/pe-rarden-pedrosa/

 

SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 04/05/2025
Alterado em 12/05/2025


Comentários