Ninguém é insubstituível! Será???
Essa máxima tenho ouvido desde minha juventude, lá pelas décadas de 80 e 90.
Sinceramente, a história tem me provado justamente o contrário, as pessoas, são sim, insubstituíveis.
E não poderia ser diferente, afinal somos - indivíduos, e como tais, possuímos particularidades que nos definem e identificam.
Alguém, à esta altura poderia exclamar:
O que a máxima quer dizer é que profissionalmente somos substituíveis!
Não! Seja nos ambientes familiares, acadêmicos, de trabalhos, ou mesmo, entre amigos, em nenhum deles seremos substituíveis!
Um objeto poderá ser substituído, mas um Ser Humano - jamais!
O simples fato de uma pessoa ocupar o espaço que era de outra, não significa que esta pessoa à substituiu, porque não é possível estabelecer uma relação de igualdade entre elas, sempre haverá diferenças, sejam para melhor ou pior.
Como diz um amigo - Que loucura!
As reflexões tem essas características - tendem a serem incômodas, pois nos confrontam com realidades que não queremos aceitar.
Ao buscarmos refletir, nos vemos obrigados a sair da nossa zona de conforto, e isso nos irrita, nos amedronta, nos gera insegurança.
Então, o melhor é não refletir, simplesmente aceitar as coisas como elas são, afinal sempre foi assim e sempre será.
Só que não!
Foram justamente as pessoas que ousaram refletir, que saíram do seu quadrado, as responsáveis pela "evolução" da humanidade.
Esse é o ponto, essa é a prova de que não somos substituíveis, porque quando outro ocupar nosso espaço, as coisas não permanecerão do mesmo jeito, mudanças irão ocorrer.
Sem isso é bom ou ruim, é outra coisa, é assunto para mais reflexões.