Textos


PESSOA COM DEFICIÊNCIA ou PESSOA DEFICIENTE

As pessoas que possuem algum tipo de deficiência, não sofrem por conta da deficiência em si, e sim, pelas dificuldades impostas, ao ser tratado como um deficiente.

É tão difícil entender, quanto tentar explicar, mas existe uma grande diferença entre ser tratado como quem possui uma deficiência e ser tratado como um deficiente.

No primeiro caso, você é tratado com igualdade, sente a empatia das pessoas, não é menosprezado, desqualificado ou rejeitado.

É como se a relação ocorresse entre almas/espíritos, onde as características do corpo físico não têm a menor relevância.

No segundo caso, ocorre o oposto, as pessoas enxergam tão somente a deficiência em você, seja ela fisicamente visível ou não.

Você recebe um "tratamento diferenciado".

Sei disso, porque à 53 anos convivo com esta realidade.

Tenho deficiência auditiva neuro sensorial bilateral, que afeta não somente minha audição, mas também minha dicção.

O primeiro grande desafio vivido por nós, "pessoas com deficiência", é lidar com a autoestima, que nos obriga a caminhar ao lado de um precipício, onde corremos riscos constantes de tropeçar e cair, ou somos tentados à nos lançar precipício abaixo.

No entanto, a deficiência é nossa angustia, mas também, nossa grande professora.

Ela nos tira alguns recursos, ao mesmo tempo que nos presenteia com inúmeros outros, como se fosse uma tendência natural de compensar, de equilibrar a balança da vida.

Uma coisa posso lhes garantir, as pessoas com deficiência, tem muitos atributos, o maior deles, talvez seja a capacidade de sentir e enxergar a deficiência oculta nas pessoas e na sociedade como um todo.

Grande abraço!



 
SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 05/09/2020
Alterado em 05/09/2020


Comentários