Textos


HUMANIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

Conversávamos eu e Tânia Eberhardt,  candidata à chefia do Executivo Municipal da cidade de Joinville - Santa Catarina. O tema da conversa era a Humanização, mais precisamente a Humanização da Gestão Pública.

Ela, de forma comovida, flagrantemente segurando as lágrimas, me relatava um episódio, em que, não somente presenciou, mas teve participação "VITAL", o qual, para sua felicidade, o desfecho não poderia ter sido melhor. 

Mas tudo, somente se tornou possivel, por basicamente dois pilares, que sustentaram todas as ações, o PILAR DA FÉ INCONDICIONAL, e o PILAR DO SENTIMENTO DE HUMANIZAÇÃO.

Neste texto, irei direcionar minhas reflexões ao sentimento de HUMANIZAÇÃO.

Inicialmente, busquei a etimologia da palavra, que para minha grande surpresa, encontra sentido no processo evolutivo do Ser Humano. (https://etimologia.com.br/humanizacao/).

A partir desta descoberta, poderia fazer uma série de correlações, porém, não desejando me alongar e fugir da proposta inicial indicada no título, correndo o risco de tornar a leitura deste texto demasiadamente maçante, resolvi focar em outro sentimento que acredito, seja o combustível do processo de humanização, a EMPATIA.

Sem delongas, empatia significa basicamente a capacidade de nos colocarmos no lugar da outra pessoa, de tentar entender o que ela está sentido, suas aflições, suas angústias, para então, agirmos de acordo com esta sensação. 

Tais caracteristicas, tornou-se a grande "pedra preciosa" das relações humanas contemporâneas, dada a raridade das manifestações de empatia, em especial, no setor público.

É inconcebível, a indiferença cada vez mais manifesta, por parte das instituições públicas, que ao invés de combater os entraves criados pelas legislações, buscam nas mesmas as justificativas de suas ações e/ou omissões.

Necessário destacar aqui que sou Funcionário Público Municipal, exercendo a função de Agente Administrativo. Função esta, na qual me vejo frustrado diante da impossibilidade de melhor SERVIR ao meu povo. 

Me frusta não poder lhes prestar um serviço HUMANIZADO, mesmo tendo EMPATIA e entender suas angústias diante das informações que rotineiramente, não lhe são fornecidas no tempo ou na precisão que necessitam.

Também sou Advogado, profissão esta cuja a essência esta no ato de servir a sociedade, buscando promover a Justiça, no entanto, a falta de HUMANIZAÇÃO dos diversos AGENTES DO DIREITO, fazendo uso de suas PRERROGATIVAS, limitam e restringem a qualidade destes serviços, dilatando cada vez mais o tempo e a segurança jurídica das decisões, onde muitas vezes, a prática da hermenêutica se sustenta unicamente em jurisprudências, e não mais, na análise cuidadosa e aprofundada dos fatos concretos.

Por tudo isso, dou muito valor sim, à pessoas iguais a Tânia Eberhardt, que "mandou as favas" as suas PRERROGATIVAS, decidindo agir de acordo com seu sentimento HUMANITÁRIO, fortalecida na sua capacidade de EMPATIA, tendo como resultado de tais atitudes, a possibilidade de ter feito mais uma vez, a diferença na vida de uma pessoa e sua família.

São pessoas assim, com esses sentimentos humanitários, com esta capacidade de empatia, que desejo ver governando minha amada Cidade, meu Estado e meu País.

Que Deus conceba a sabedoria necessária ao nosso povo, e possamos depositar nossos votos naqueles que realmente desejam fazer a diferença, não se prendendo as prerrogativas, não se curvando às legislações cujos cumprimentos dos textos promovam injustiças e prejuízos à sociedade. 

Pessoas que façam da empatia suas motivações para ações humanitárias.

Pessoas como Tânia Eberhardt, que não nasceu pronta, era na verdade uma pedra bruta, necessitou ser lapidada pela vida, aprendeu com seus acertos e com seus erros, aprendeu com as experiências vivenciadas, mas que hoje se revela um diamante, cujo valor não está somente no brilho que ofusca aqueles que não conseguem produzir a própria luz, mas também no desejo profundo e verdadeiro de ser Prefeita de nossa cidade e fazer a diferença para melhor, na vida de cada um dos Joinvilenses.  

Não tenho dúvidas Tânia Eberhardt, com você teremos uma GESTÃO MUNICIPAL HUMANIZADA, onde a EMPATIA irá motivar e direcionar nossas ações.

 
SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 29/08/2020
Alterado em 29/08/2020


Comentários