Textos


DIA DO CARDIOLOGISTA - 14/08/2020

Caracas, esta é uma área da medicina da qual tenho um estreito contato.

Não, não sou médico e muito menos cardiologista, apenas faço parte do grupo que integra o OSCAR, ou melhor dizendo - "OS CARdíacos".

Já faz tempo, enfartei e como resultado dexei o Hospital com seis stants. O importante é que fui para casa e não para o cemitério.

Mas o que desejo destacar é a importância da postura dos Médicos no processo de cura dos pacientes.

Para isso, aproveito para homenagear dois Médicos Cardiologistas que tenho muito carinho e admiração, Doutor Sérgio Gouvêa de Araujo Silva e Doutor Edilson Alvaro Roma.

Além da profissão de Médicos Cardiologistas, estes dois fantásticos SERES HUMANOS, tem em comum a postura e o tratamento para com os seus pacientes.

Alguém algum dia disse que, a cura das doenças pelos médicos, começam exatamente no início da conversa com o paciente.

Se nunca disseram isso, então digo eu, pois é exatamente o que penso e acredito.

Será que tal afirmação, é somente um achismo meu?

Não, não é!

Esta reflexão parte de afirmações cientificamente comprovadas, de que o grau de imunidade das pessoas contra as doenças, tem forte relação com seu estado psicológico. 

Tanto é verdade, que a depressão quando não combatida logo nos primeiros sinais, acaba evoluindo rapidamente à estágios mais severos, pois trata-se de uma patologia psicológica que se auto-alimenta.

Partindo deste raciocínio, defendo que manisfestações de atenção, carinho, empatia na relação médico - paciente, é o marco inicial do enfretamento da enfermidade.

E estes dois grandes Doutores, Sérgio e Edilson, são experts neste quesito, tratando seus pacientes de forma humanizada, manifestando carinho, atenção, empatia.

De nossa parte (paciente), sentimos segurança, felicidade por perceber que realmente para estes dois médicos não representamos apenas mais um número à alimentar as estatísticas, seja positiva ou negativamente. 

Somos sim,  um desafio a ser enfretado e vencido, um objetivo a ser alcançado, as mensagens de vida e de cura, à serem anunciadas aos familiares.

Minha gratidão e respeito aos Doutores Sérgio e Edilson, que fazem de sua profissão um desafio, de todos os dias fazerem a diferença na vida dos seus pacientes.

Parabenizando os dois, parabenizo também todos os médicos que, a exemplo deles, fazem do exercício da medicina, o exercício da manifestação de amor ao próximo.

Meu objetivo com estas reflexões que escrevo diariamente e publico no site "Recanto das Letras", é ao final fazer alguma relação com os ensinamentos bíblicos. 

No texto de hoje, parto do princípio de que no mundo atual estamos todos doentes, físicamente, psicológicamente, e principalmente, espiritualmente.

Quando digo espiritualmente, não me refiro as religiões, mas na crença da existência de uma INTELIGÊNCIA SUPERIOR, a quem chamamos de Deus. 

Destarte, precisamos mais do que nunca que ele venha nos curar, afinal, como nos diz a Bíblia em Mateus 9,12:

Mateus 9,12
12 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhe: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes.
SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 13/08/2020
Alterado em 11/09/2021


Comentários