Textos


DIA DO ECONOMISTA - 13/08/2020

Buscando uma definição de Economista, encontrei a seguinte: 
 
Economista é o profissional que estuda fatos históricos, dados e estatísticas a fim de detectar tendências na atividade econômica, níveis de confiança na economia e atitudes do consumidor.

Ou seja, o Economista é o profissional que, com base em dados globais e nacionais, terá condições de lhe traçar um panorama, informando-lhe quanto a probabilidade do seu barco avançar, ficar a deriva ou afundar. 

Lógicamente, de uma forma abreviada e objetiva, todas estas informações giram em torno de - "Dinheiro".

Faço uma analogia desta condição com os avanços tecnológicos, mas precisamente, com a tecnologia que permite o fluxo  e interação das informações, ou seja:

SEM ENERGIA - Não há fluxo de informações.

SEM DINHEIRO - Não há Economia.

Faz-se necessário existir dinheiro em poder das pessoas, para que elas possam transferir os mesmos na compra de serviços e/ou produtos, e assim, sucessivamente, fazendo girar a economia.

Percebam  o nivel de dependência que o dinheiro nos impõe. E pensar que tudo começou como forma de troca. Quem produzia leite trocava o seu produto com  aquele que produzia frutas e/ou legumes, ou trocava por serviços.

Até que alguém teve a ideia de inventar a moeda de troca, onde cada produto e/ou serviço equivalia a certa quantidade desta moeda. E chegamos ao século XXI, seguindo basicamente com a mesma metodologia.

Até aí tudo bem, o problema teve início quando a moeda de troca começou a "classificar as pessoas", entre as que possuem mais, e as que possuem menos moedas de troca.

A partir deste momento em diante, a humanidade passou a evoluir tecnologicamente e regredir humanamente.

A única diferença entre a humanidade contemporânea e os homens da caverna, é que temos uma forma mais sofisticada de divisão de grupos, no entanto. vivemos a Lei da Selva, a lei na qual somente os mais fortes sobrevivem, entendendo-se por mais fortes, aqueles que possuem mais moedas de troca.

Fazendo uma reflexão desta realidade com os ensinamentos bíblicos, optei logo pelo primeiro texto que surgiu diante dos meus olhos:

I Timóteo 6:17
17 Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.
SEBASTIAO
Enviado por SEBASTIAO em 12/08/2020
Alterado em 12/08/2020


Comentários